sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Administração Complexa

A Administração Complexa, como uma nova base teórica presente na prática administrativa, e nos sistemas adaptativos complexos, possui quatro princípios básicos:

Autonomia: é definida como sendo a faculdade do indivíduo orientar sua ação com base em sua própria capacidade de julgamento.

Cooperação: é a cooperação entre indivíduos de uma equipe, ou mesmo entre equipes, que permite o fluxo de conhecimentos capaz de contribuir para o desempenho da organização.

Agregação: Uma organização, ou um agregado, pode ser identificado por seus objetivos e competências, uma vez que em torno dos objetivos globais agrega-se um certo número de indivíduos que contribuem com seus conhecimentos e habilidades para a competência do todo.

Auto-organização: para garantir a flexibilidade e adaptatividade do sistema, a estrutura deve ser apenas minimamente definida, não especificando"nada além do mínimo necessário para que uma atividade em particular ocorra".

Esses princípios básicos são essenciais para a administração complexa. No sistema complexo, os indivíduos autônomos, capazes de aprender e de se adaptarem, cooperam entre si obtendo vantagens adaptativas.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

What I've Done

"What I've Done" ("O que eu fiz") é um música da banda norte-americana Linkin Park, lançado em 2007.
O videoclipe apresenta várias cenas de problemas mundiais, tais quais:
  • Poluição;
  • Aquecimento global;
  • Racismo e Nazismo;
  • Fome e miséria;
  • Terrorismo e guerras;
  • Uso de drogas e aborto;
  • Crimes cometidos pela humanidade.
Em contrapartida coloca imagens de pessoas que sempre lutaram contra esses problemas: Madre Teresa de Calcutá, Buda, Abraham Lincoln, Robert Kennedy, Fidel Castro e Mahatma Gandhi.
Vale a pena observar e se perguntar "O que eu tenho feito?", "o que nós estamos fazendo?".

Visualizações