sábado, 20 de novembro de 2010

ABRA SUA MENTE - Considerações inacabadas

Após várias postagens e busca por conhecimentos nos temas Economia Solidária, Autogestão e Desenvolvimento Sustentável chego a conclusão de que existe oportunidades e possibiidades; de que existem barreiras e dificuldades; mas que acima de tudo existe a natureza humana que apesar das diversas discussões parece nos permitir mudar e como foi dito em agumas postagens nos permite transformar e des-envolver.
Estes são os pontos essenciais destas discussões, a possibilidade real e cada vez mais necessária de
adotarmos modos alternativos de produzir, comercializar e viver em sociedade, ou seja, um modo que é tratado como solidário, as vezes sustentável e ainda social. Não importa a denominação o que importa é que estas ações venham a proporcionar maior existência ao ser humano e ao todo que o cerca.
Não podemos apenas discutir, evidentemente discutir é necessário, temos também de agir; assim as informações, dados e discussões presentes neste blog deve servir de potencializador de ações dialógicas, dialéticas e conscientes na sociedade.
Pelo que acho muito interessante
a frase de Karl Marx contida nas Teses sobre Feuerbach, a qual ouso parafrasear aqui: "Os estudiosos têm apenas interpretado o mundo de maneiras diferentes; a questão, porém, é transformá-lo".



Definição - Ideologia


A ideologia é “um mascaramento da realidade social que permite a legitimação da exploração e da dominação. Por intermédio dela, tomamos o falso por verdadeiro, o injusto por justo”.

CHAUI, Marilena. O que é ideologia. 2. ed. São Paulo: Brasiliense,2001

Cidadão - Zé Ramalho



Vejamos o que dizer dessa música, apesar de não ser necessário, ouça a letra e compare com o poema Pergunta De Um Operário Que Lê (Bertold Brecht) e O operário em construção (Vinícius de Moraes) e ainda com textos sobre o capitalismo e a contradição da produção coletiva e a apropriação individual...Reflita!!!



Pesquisas em andamento em Economia Solidária 3


Sujeitos, Saberes e Práticas de Formação em Economia Solidária no Rio Grande do Sul.

Prof. Adriane Vieira Ferrarini

A pesquisa tem por objeto a produção de conhecimento sobre os agentes e as práticas de formação em economia solidária no RS. A relevância do tema se expressa pela multiplicação das experiências formativas, pela insuficiência de produção teórica e pela mobilização de trabalhadores e de formadores, a qual pautou a formação na agenda social em âmbito nacional, suscitando a implementação de política pública do governo federal nessa área. Cabe destacar que, na região Sul, essa política está sendo implantada pelo PPG de Ciências Sociais da Unisinos sob responsabilidade direta da pesquisadora, o que permitirá a conjugação de esforços entre a pesquisa e a ação institucional (visto terem objetos compatíveis), a otimização de recursos disponibilizados pelo convênio e o contato direto com os sujeitos da pesquisa. Esta pesquisa tem o objetivo de mapear agentes e analisar os fundamentos da formação no RS, com ênfase na busca e experimentação de métodos de sistematização de saberes populares produzidos por trabalhadores e formadores, demanda emergente nesse campo temático. Para tanto, além de instrumentos tradicionais (questionários e entrevistas individuais), será utilizada a sociopoética, metodologia autogestionária e democrática de produção de conhecimento científico.

Pesquisas em andamento em Economia Solidária 2


A economia solidária e as desigualdades: um estudo a partir dos dados do Primeiro Mapeamento Nacional dos empreendimentos solidários.

Prof. Luiz Inácio Gaiger

O Projeto tem como base empírica principal os dados do Sistema Nacional de Informações em Economia Solidária - SIES, ainda inédita para a comunidade científica. Objetiva, em primeiro lugar, sua análise quantitativa, segundo um conjunto de primas de análise estatística, explorando as informações disponíveis sobre 14.954 empreendimentos, repartidos entre todas as Unidades da Federação e entre diversos setores econômicos, a fim de: a) caracterizar sociologicamente as diferentes manifestações da economia solidária no país; b) mediante análise de indicadores pertinentes, avaliar os efeitos dessas iniciativas sobre os processos de reprodução das desigualdades; c) aferir a incidência, sobre esses resultados, das tecnologias sociais utilizadas por agentes externos de assessoria, organizações sociais e organismos governamentais.
Em segundo lugar, o aprofundamento dessas linhas investigativas justifica a realização de pesquisas qualitativas complementares, através da coleta de dados primários junto a subconjuntos de empreendimentos, localizados nas áreas de abrangência das instituições que colaboram com o projeto, nos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso e Bahia.
Além da produção científica, a metodologia prevista tenciona divulgar e discutir os resultados da pesquisa com as representações regionais e nacionais dos empreendimentos de economia solidária, com as organizações e redes de apoio e com os setores governamentais, através de publicações, eventos e outros mecanismos de difusão. O Projeto foi idealizado pelo Grupo de Pesquisa em Economia Solidária (www.ecosol.org.br), da UNISINOS, em colaboração com a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), a Universidade Estadual de Maringá, a Universidade do Estado do Mato Grosso e a Universidade Federal da Bahia.

Pesquisas em andamento em Economia Solidária

Microempreendedorismo e associativismo em países de desenvolvimento periférico.

Prof. Luiz Inácio Gaiger e Marília Veríssimo Veronese

O projeto em questão se caracteriza por estudar formatos coletivos de organizações econômicas de pequeno porte. Estas últimas evidenciam sua importância ao articularem sistemas alternativos de produção, tendo apresentado significativo crescimento no Brasil, a partir da década de 90. Tal contexto tem despertado interesse acadêmico no sentido de perceber qual tipo de empreendedorismo vem sendo praticado por esses trabalhadores associados, quais peculiaridades destas empresas são decorrentes do formato associativo e em que medida a associação potencializa o empreendedorismo.
Para a discussão destas questões, o projeto estabeleceu um sistema de cooperação entre três países de desenvolvimento periférico - Portugal, Moçambique e Brasil. Acredita-se que a diversidade das experiências, analisadas em perspectiva comparada, tem potencial para fornecer importantes achados que poderão vir a contribuir para subsidiar políticas sociais que promovam o protagonismo econômico destes empreendedores.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Programa PAIS (Produção Agroecológica Integrada Sustentável)

Projeto Ñandeva

Programa desenvolvido pela Fundação Parque Técnlógico de Itaipu, campeão do prêmio Finep (Financiodoras de Estudos e Projetos) de Inovação 2010 na categoria Tecnologia Social.

http://www.nandeva.org/home_new2/programa.php?l=pt

Exemplo de Tecnologia Social - Aquecedor Solar de Baixo Custo

Pense!


Grupos se reúnem para fortalecer setor produtivo!

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=878808

Notícias sobre as empresas paranaense premiadas por inovação tecnológica social

http://www.bonde.com.br/bonde.php?id_bonde=1-39--126-20101111&tit=empresas+paranaenses+premiadas+por+inovacao

domingo, 14 de novembro de 2010

Críticas - Músicas 3

Como é difícil; Acordar calado; Se na calada da noite; Eu me dano; Quero lançar; Um grito desumano; Que é uma maneira; De ser escutado.

A música "Cálice" de composição de Chico Buarque e Gilberto Gil é um manifesto contra a ditadura militar e mostra que em uma sociedade onde não há liberdade não há como ter ação humana, nem práxis nem poésis.

Críticas - Músicas 2

Por esse pão pra comer, por esse chão prá dormir
A certidão pra nascer e a concessão pra sorrir
Por me deixar respirar, por me deixar existir,
Deus lhe pague
Pela cachaça de graça que a gente tem que engolir
Pela fumaça e a desgraça, que a gente tem que tossir
Pelos andaimes pingentes que a gente tem que cair,
Deus lhe pague
Pela mulher carpideira pra nos louvar e cuspir
E pelas moscas bicheiras a nos beijar e cobrir
E pela paz derradeira que enfim vai nos redimir,
Deus lhe pague

A canção "Construção" de composição de Chico Buarque mostra a vida de um operário ou melhor de uma máquina-humana que serve aos desígnios do sitema capitalista. Uma crítica extremada mais extremamente coesa.

Críticas - Músicas

E a vida já não é mais vida
No caos ninguém é cidadão
As promessas foram esquecidas
Não há estado, não há mais nação
Perdido em números de guerra
Rezando por dias de paz
Não vê que a sua vida aqui se encerra
Com uma nota curta nos jornais

O Calibre - Composição: Herbert Viana

Mario Sergio Cortella - Não nascemos prontos parte 1/4

Mario Sergio Cortella - Não nascemos prontos parte 2/4

Mario Sergio Cortella - Não nascemos prontos parte 3/4

Não Nascemos Prontos - Mario Sergio Cortella - 4/4

Visualizações