A economia solidária e as desigualdades: um estudo a partir dos dados do Primeiro Mapeamento Nacional dos empreendimentos solidários.
Prof. Luiz Inácio Gaiger
O Projeto tem como base empírica principal os dados do Sistema Nacional de Informações em Economia Solidária - SIES, ainda inédita para a comunidade científica. Objetiva, em primeiro lugar, sua análise quantitativa, segundo um conjunto de primas de análise estatística, explorando as informações disponíveis sobre 14.954 empreendimentos, repartidos entre todas as Unidades da Federação e entre diversos setores econômicos, a fim de: a) caracterizar sociologicamente as diferentes manifestações da economia solidária no país; b) mediante análise de indicadores pertinentes, avaliar os efeitos dessas iniciativas sobre os processos de reprodução das desigualdades; c) aferir a incidência, sobre esses resultados, das tecnologias sociais utilizadas por agentes externos de assessoria, organizações sociais e organismos governamentais.
Em segundo lugar, o aprofundamento dessas linhas investigativas justifica a realização de pesquisas qualitativas complementares, através da coleta de dados primários junto a subconjuntos de empreendimentos, localizados nas áreas de abrangência das instituições que colaboram com o projeto, nos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso e Bahia.
Além da produção científica, a metodologia prevista tenciona divulgar e discutir os resultados da pesquisa com as representações regionais e nacionais dos empreendimentos de economia solidária, com as organizações e redes de apoio e com os setores governamentais, através de publicações, eventos e outros mecanismos de difusão. O Projeto foi idealizado pelo Grupo de Pesquisa em Economia Solidária (www.ecosol.org.br), da UNISINOS, em colaboração com a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), a Universidade Estadual de Maringá, a Universidade do Estado do Mato Grosso e a Universidade Federal da Bahia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário