Os primeiros conceitos que devem ser apreendidos para se entender Administração complexa são: O conceito de Linear e o Conceito de Sistêmico.
Por outro lado, sistêmico é a visão do todo. Por exemplo, dentro de uma organização é o conhecimento de todas as áreas internas e de atuação externa a que esta se inseriu. É uma forma de pensar no todo, onde as partes integrantes destes trabalham em prol do objetivo do TODO. Surge aqui a idéia de Supra sistema e Subsistema.
Ambos, do ponto de vista do pensamento complexo, são insuficientes e reducionistas, porém o pensamento complexo não nega nenhum deles, pelo contrário, reconhece a importância de ambos e vai mais além, une os dois.Um conceito que teve nortear a Administração Complexa é o de ADAPTAÇÃO.
“É preciso sempre mudar as coisas para que elas permaneçam com estão”
(Giuseppe Lampeduza; Gottopando)
O mundo muda a cada momento e a daptação é uma forma de diferencial, tanto entre pessoas como entre as próprias organizações. Um modelo de pensamento muito rigido pode levar um empresa à sua propria falência. Um exemplo disso está na procura crescente por funcionários que sabiam “moldar-se” à forma que a organização atua, devemos saber falhar acontevem e que a razão também as desconhece, o que deveria aumentar ainda mais a nossa busca por uma conhecimento complexo e não simplificador.
“O que deve desenvolver-se é a pilotagem das máquinas, não a maquinização do piloto.”
(Edgar Morin)
Disponìvel em : http://www.scribd.com/doc/9636018/Artigo-Complexidade-Nas-Organizacoes


