terça-feira, 21 de setembro de 2010

Administração Complexa


Através da globalização percebe-se uma maior interação, integração e consequentemente uma maior dependência das organizações, e destas em relação ao ambiente externo de suas atividades.
Logo para um bom funcionamento de uma organização com a globalização é necessário que ocorra uma maior adaptabilidade da mesma em relação ao ambiente externo (o que não ocorre no ambiente empresarial), como concorrentes ou catástrofes naturais, Considerando também as mudanças necessárias no ambiente interno da organização.
E nesse contexto de maior adaptabilidade da empresa que surge o conceito de administração complexa, que pode ser considerada uma atualização da prática administrativa em resposta ao intenso desenvolvimento e interação do mundo empresarial.
A administração complexa é feita através das possibilidades, e assim pode-se escolher como agir, ou seja, ela não exclui as abordagens linear e sistêmica, pelo contrário ela analisa suas possibilidades e escolhe qual melhor abordagem a ser utilizada em cada ocasião.
Além de possibilitar maior adaptabilidade em relação ao ambiente, a administração complexa auxilia para o maior desenvolvimento dos empregados, ela impulsiona a empregabilidade na empresa, ou seja, a busca por maiores habilidades e crescimento profissional dos trabalhadores, para que estes busquem a melhor forma de trabalhar mediante as pressões ambientais.
Enfim o que se pode concluir que a administração complexa, busca indivíduos autônomos os quais agregam algo a empresa e utilizem de cooperação para que os objetivos sejam alcançados, fazendo com que a mesma se auto-organize e mantenha-se no mercado através de suas vantagens adaptativas.

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