sábado, 9 de outubro de 2010

Leituras Recomendadas 1


Economia Popular e Solidária: a alavancagem para um desenvolvimento sustentável

A obra denominada Economia Popular e Solidária: a alavancagem para um desenvolvimento sustentável é de autoria de João Cláudio de Tupinambá e Flávio Camargo Schuch. Nesta os autores parte de uma realidade geral e conceitual (Economia Popular e Solidária e Desenvolvimento Sustentável) para especificar o caso do microcrédito ou como os mesmos apresentam “crédito popular”. A obra evidência a importância da Economia Popular e Solidária no fomento a geração de trabalho e renda consequentemente redução das desigualdades sociais e como fator que corrobora o Desenvolvimento sustentável.

Vale a pena ser lido!!!

Dispensa comentários

O Operário Em Construção
Vinicius de Moraes

E o Diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo. E disse-lhe o Diabo:
– Dar-te-ei todo este poder e a sua glória, porque a mim me foi entregue e dou-o a quem quero; portanto, se tu me adorares, tudo será teu.
E Jesus, respondendo, disse-lhe:
– Vai-te, Satanás; porque está escrito: adorarás o Senhor teu Deus e só a Ele servirás.
Lucas, cap. V, vs. 5-8.

Era ele que erguia casas
Onde antes só havia chão.
Como um pássaro sem asas
Ele subia com as casas
Que lhe brotavam da mão.
Mas tudo desconhecia
De sua grande missão:
Não sabia, por exemplo
Que a casa de um homem é um templo
Um templo sem religião
Como tampouco sabia
Que a casa que ele fazia
Sendo a sua liberdade
Era a sua escravidão.

Continuem lendo em: http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/87332/

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Possibilidades: crítica ao filme Efeito Borboleta sob a ótica da Economia Solidária

O filme em questão Efeito borboleta disperta nas pessoas ao seu final um sentimento de que existem coisas que por mais que você tente não podem ser mudadas e que mesmo que você faça tudo o que for possível nunca se poderá alternar a realidade, dado que ela sempre volta ou existirá sempe uma situação pior do que a presente, tal qual a confirmação da Lei de Murphy (sempre tem como ficar pior).

Ao aplicar tal raciocínio na sociedade somos capazes de justificar grandes bárbaries com o argumento de que tinha que ser assim, ou de que isso é imutavel, faz parte, é natural...dentre outros como a história nos revela.

O ser humano assim tal qual confia Hannah Arendt é capaz de transformar e desta forma de modificar a realidade em que esta inserido. Segundo Paulo Freire devemos ser capazes de acreditar em certas utopias, em certos não lugares que podemos construir e somente com a crença de que somos capazes de alterar a realidade vigente é que seremos capazes de realmente muda-lá.

O sistema capitalista revela cada dia mais suas mazelas e aumenta a quantidade dos que vivem as margens de tal, não gasta ser socialista ou comunista nem teólogo da teoria da libertação para perceber isso, basta olhar para alguns dados econômicos e sociais.

Dessa forma acreditar que isso seja fatalidade é algo perigoso. Fatalidade é o que não se pode mudar. A realidade é passível de mudanças, novos modelos de gestão, de produção e comercilaização revelam isso, a Economia Solidária é um exemplo disso.

Bertold Brecht dizia:
O jovem Alexandre conquistou as Indias
Sózinho?
César venceu os gauleses.
Nem sequer tinha um cozinheiro ao seu serviço?
Quando a sua armada se afundou Filipe de Espanha
Chorou. E ninguém mais?
Frederico II ganhou a guerra dos sete anos
Quem mais a ganhou?


A sociedade não é feita só por políticos, por empresários, heróis, por poucos...todos os que vivem e que exercem seus direitos de cidadão são co-responsáveis pela construção de um mundo mais justo e solidário.

Se ser utópico é arriscado deixar de ser é ainda mais (frase do autor).

Momento Reflexão 3

Paulo Freire é conhecido como o maior educador do Brasil e um dos mais conhecidos do mundo. O mesmo ficou famoso pelo seu método de alfabetização de adultos (conhecido na literatura como Método Paulo Freire de Ensino) e por suas atividades políticas como defendedor de uma educação crítica-emancipadora em detrimento de uma educação que denominou de Bancária. Paulo Freire reside no discurso e na crença de todos que acreditam que a Educação pode transformar a realidade através das pessoas.

"Educar e educar-se, na prática da liberdade, é tarefa daqueles que pouco sabem - por isto sabem que sabem algo e podem assim chegar a saber mais - em diálogo com aqueles que, quase sempre, pensam que nada sabem, para que estes, transformando seu pensar que nada sabem em saber que pouco sabem, possam igualmente saber mais." (Paulo Freire, Educador).

"Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo." (Paulo Freire, Educador).

Desenvolvimento Sustentável - Vídeo Educacional



"O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e económico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais."-Relatório Brundtland

Efeito Borboleta nas organizações

"O SIMPLES BATER DAS ASAS DE UMA BORBOLETA, PODE CAUSAR UM TUFÃO DO OUTRO LADO DO MUNDO" (TEORIA DO CAUS)

Efeito borboleta é um termo que surgiu dentro da famigerada Teoria do Caus e se refere às condições iniciais dentro desta teoria. Este efeito foi analisado pela primeira vez em 1963 por Edward Lorenz. A frase citada acima se refere a uma interpretação alegórica da teoria. Segundo a Teoria do Caus quando movimentos caóticos são analisados através de gráficos, sua representação passa de aleatória para padronizada depois de uma série de marcações onde o gráfico depois de analisado passa a ter o formato de borboleta, daí o denominação Efeito borboleta.

Dentro das organizações, estas entendidas sob o ponto de vista da complexidade, acabam que mesmo diante de uma série de fenômenos aleatórios, obtendo um padrão, mesmo que por mais abstrato que possa parecer. Dessa ordem e desordem fazem parte na natureza e existe dentro das organizações. Ordem gera Desordem que gera uma nova Ordem (dialetização entre ordem e desordem).


Economia solidária: Considerações na perpectivas de Paul Singer

Fica evidente a cada dia que o modo de produção e organização capitalista não é efetivo para suprir as necessidades básicas da sociedade. Pautado na lógica da competitividade e da individualidade acarreta uma desigualdade crescente e quase sempre irreversível (SINGER, 2003).

Nesse sentido a Economia Solidária surge como uma crítica e uma alternativa ao sistema capitalista. Assim sendo, para o pleno funcionamento da sociedade acredita-se que é necessário que a cooperação, ao invés da competição, esteja impregnada na consciência, no pensamento e nas ações dos indivíduos na sociedade; esta Economia Solidária surge inevitavelmente dentro do próprio modelo de produção/organização dominante que é o capitalismo, já que “Mesmo sendo hegemônico, o capitalismo não impede o desenvolvimento de outros modos de produção porque é incapaz de inserir dentro de si toda população economicamente ativa.” (SINGER, 2003, p. 86).

Uma breve definição seria que:

A economia solidária é um projeto de organização sócio-econômica com princípios opostos ao do laissez-faire: em lugar da concorrência, a cooperação; em lugar da seleção darwiniana pelos mecanismos do mercado, a limitação – não a eliminação! – destes mecanismos pela construção de relações econômicas solidárias entre produtores e consumidores (SINGER, 1998, p. 9).


Uma alternativa, uma reformulção do capitalismo, uma utopia, uma nova forma de produzir, uma crítica infundadada? Para você, o que afinal é Economia Solidária? Participe!!!

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Desenvolvimento Sustentável: Conceitos

Uso aqui este espaço para apresentar alguns dos diversos conceitos do que seja Desenvolvimento Sustentável, além do mais conhecido que é o do Relatório Brundtland (na figura acima). Vamos aos conceitos:

  • Para Ehlers (1999, p. 103): “deve conciliar, por longos períodos, o crescimento econômico e a conservação dos recursos naturais.”
  • No ver de Romeiro et al (1996, p. 248) é: “…o desenvolvimento para ser sustentável, deve ser não apenas economicamente eficiente, mas também ecologicamente prudente e socialmente desejável”.prudente e socialmente desejável”.
  • Haddad (2004 apud SCOLFORO et al, 2008), entende por Desenvolvimento Sustentável aquele que é capaz de obter crescimento econômico sustentado, melhor distribuição da renda e da riqueza, e qualida­de adequada do meio ambiente; todos estes fatores estando em equilíbrio.
  • "A noção de desenvolvimento sustentável tem mudado nas últimas duas décadas em direção a uma visão mais consensual de que conservação ambiental e melhores padrões de vida devem ser perseguidos simultaneamente. Existem diversas visões teóricas que tentam estabelecer relações entre crescimento econômico, exploração dos recursos naturais, herança das futuras gerações, qualidade de vida, distribuição de renda e pobreza. Entretanto, muitos destes temas continuam ainda sendo negligenciados, ou insuficientemente considerados ." (BATALHA et al, 2007, p. 672).
Estes não são conceitos estanques. Desenvolvimento Sustentáel é um conceito em construção, colabore você também!!! Quais os pontos de convergência e divergência acerca dos conceitos de Desenvolvimento Sustentável?

Momento Reflexão 2

"Entregues a si mesmos, os negócios humanos só podem seguir a lei da mortalidade, que é a única lei segura de uma vida limitada entre o nascimento e a morte. O que interfere com essa lei é a faculdade de agir (...). Fluindo na direção da morte, a vida do homem arrastaria consigo todas as coisas para a ruína e a destruição, se não fosse a faculdade humana de interrompê-las e iniciar algo novo, faculdade inerente à ação humana como perene advertência de que os homens, embora devam morrer, não nascem para morrer, mas para transformar."(HANNAH ARENDT, 1983).

Hannah Arendt foi uma filósofa política alemã de origem judaica, uma das mais influentes do século XX. Fugiu da Alemanha devido perseguição Nazista se naturalizando estadunidense em 1951. Atuou como jornalista e professora universitária e publicou obras importantes sobre filosofia política.

Hannah Arendt ao afirmar que embora devam morrer, não nascem para morrer, mas para transformar oferece ao homem um voto de confiança de que suas realizações são capazes de modificar, de trasnformar a realidade, de quebrar paradigmas de crescer e desenvolver.

Este foto de confiança, como arbitrariamente chamo aqui, deve servir como inspiração para novos modelos, novas formas de organizar, produzir e viver em sociedade, ta qual a Economia Solidária.

Não esqueça:

"Quem perdeu a confiança não tem mais o que perder.'

(Públio Siro)

Momento Reflexão

Falar de Paulo Freire é missão colossal, atrevemos mais correndo o risco sempre de sermos simplistas. Arrisco aqui a apenas trazer algumas considerações sobre a frase supracitada. Ao meu ver está se liga diretamente ao que versa a Constituição Federal de 1998 ao dispor sobre os princípos fundamentais da República Federativa do Brasil; observa-se logo no art. que é um dos fundamentos do mesmo: " a dignidade da pessoa humana".

Apesar de um certo vazio conceitual do que seja dignidade a frase nos faz refletir que a vida da pessoa humana precisa ser digna (honrada, nobre, decente, com respeito, justa e porque não feliz). Assim, somente com dignidade que a existência material se iguala a vida e ambas se tornam indissossiáveis.

Que o que é de Direito se torne de fato.


Visualizações