quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Momento Reflexão 2

"Entregues a si mesmos, os negócios humanos só podem seguir a lei da mortalidade, que é a única lei segura de uma vida limitada entre o nascimento e a morte. O que interfere com essa lei é a faculdade de agir (...). Fluindo na direção da morte, a vida do homem arrastaria consigo todas as coisas para a ruína e a destruição, se não fosse a faculdade humana de interrompê-las e iniciar algo novo, faculdade inerente à ação humana como perene advertência de que os homens, embora devam morrer, não nascem para morrer, mas para transformar."(HANNAH ARENDT, 1983).

Hannah Arendt foi uma filósofa política alemã de origem judaica, uma das mais influentes do século XX. Fugiu da Alemanha devido perseguição Nazista se naturalizando estadunidense em 1951. Atuou como jornalista e professora universitária e publicou obras importantes sobre filosofia política.

Hannah Arendt ao afirmar que embora devam morrer, não nascem para morrer, mas para transformar oferece ao homem um voto de confiança de que suas realizações são capazes de modificar, de trasnformar a realidade, de quebrar paradigmas de crescer e desenvolver.

Este foto de confiança, como arbitrariamente chamo aqui, deve servir como inspiração para novos modelos, novas formas de organizar, produzir e viver em sociedade, ta qual a Economia Solidária.

Não esqueça:

"Quem perdeu a confiança não tem mais o que perder.'

(Públio Siro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações