quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Administração Complexa


O linear e o Sitêmico consolidando o COMPLEXO


Os primeiros conceitos que devem ser apreendidos para se entender Administração complexa são: O conceito de Linear e o Conceito de Sistêmico.

Linear diz respeito ao pensamento Cartesiano, no qual uma causa tem sempre um efeito esperado e programavél. Sendo assim o planejado não tem outras interfaces, é sempre uma face após a outra, e as regras são mantidas de forma rigorosa. É uma forma de pensar, em termo de Administração, Burocratico. Com inumeras etapas a serem preenchidas e cumpridas. Não devemos inferir a ideia de que o que é burocratico seja errado, porém devemos saber que execesso de burocracia traz fadiga e onerosidade aos processos.Por outro lado, sistêmico é a visão do todo. Por exemplo, dentro de uma organização é o conhecimento de todas as áreas internas e de atuação externa a que esta se inseriu. É uma forma de pensar no todo, onde as partes integrantes destes trabalham em prol do objetivo do TODO. Surge aqui a idéia de Supra sistema e Subsistema.Ambos, do ponto de vista do pensamento complexo, são insuficientes e reducionistas, porém o pensamento complexo não nega nenhum deles, pelo contrário, reconhece a importância de ambos e vai mais além, une os dois.

Quando trabalho os dois pensamentos juntos dizemos que o modo de pensar é o COMPLEXO. O pensamento transita em Linear e Complexo, os indivíduos tem compreensão de tudo o que os cerca e por este motivo sabem discernir a hora correta de se utiliza uma abordagem ou outra.

Contextualizando com a Administração

Sabemos que esta passou por várias abordagens teóricas que foram sendo moldadas e ADAPTADAS. Weber propôs a abordagem Burocrática, a partir de 1940 como uma maneira de buscar a máxima eficiência da organização, pois as teorias existentes já não eram mais suficientes. Definiu Burocracia como sendo um sistema de administração que preconiza a hierarquização, a disciplina rigorosa e a dominação legal. Foi uma teoria que resultou em críticas, porém que obteve várias contribuições para o pensamento do Administrador, uma vez que Weber foi o primeiro a sistematizar o pensamento administrativo.

Mas tarde surge o Pensamento Sistêmico, o pensar Administração como um processo cíclico, em um sistema que possui interação com as partes integrantes e com o universo em que esta inserida.



Um conceito que teve nortear a Administração Complexa é o de ADAPTAÇÃO.



“É preciso sempre mudar as coisas para que elas permaneçam com estão”


(Giuseppe Lampeduza; Gottopando)

O mundo muda a cada momento e a daptação é uma forma de diferencial, tanto entre pessoas como entre as próprias organizações. Um modelo de pensamento muito rigido pode levar um empresa à sua propria falência. Um exemplo disso está na procura crescente por funcionários que sabiam “moldar-se” à forma que a organização atua, devemos saber falhar acontevem e que a razão também as desconhece, o que deveria aumentar ainda mais a nossa busca por uma conhecimento complexo e não simplificador.


“O que deve desenvolver-se é a pilotagem das máquinas, não a maquinização do piloto.”

(Edgar Morin)


Disponìvel em : http://www.scribd.com/doc/9636018/Artigo-Complexidade-Nas-Organizacoes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações