Por muitos anos vivemos sob o aspecto do capitalismo selvagem e sua busca eterna pelo lucro, explorando o máximo dos recursos naturais e humanos contribuindo para o aumento da desigualdade, em reposta isso, começa a surgir uma alternativa econômica: a economia solidária, que não deixa de gerar lucros, mas não explora os recursos de forma destrutiva.
A economia solidária se situa no seguinte tripé: Cooperação, Autogestão e Solidariedade.
Ela se consolida através de um sistema de cooperativismo, que busca a integração social, ou seja, ela é realizada pela união de pessoas com interesse coletivo que participam e respondem para conseguir os objetivos necessários ao bem da associação como um todo, gerando oportunidades iguais a todos sem esquecer do respeito para com a comunidade que integra.
Outro ponto importante a ser analisado consiste também ao apelo ao meio ambiente através da busca por um desenvolvimento sustentável, trazendo uma economia que busca um meio ambiente saudável, não esquecendo das gerações futuras.
Enfim a economia solidária não deixa de ser uma economia viável ao sistema capitalista em que sobrevive podendo trazer lucros, mas de forma consciente.
Este blog tem por objetivo apresentar discussões recentes sobre as temáticas autogestão, Economia Solidária, Desenvolvimento Sustentável e áreas correlatas. É um trabalho orientado pela professora Fernanda Machado Freitas e administrado por alunos da disciplina Autogestão e Desenvolvimento do curso de Administração da Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba. Administradores do Blog: Thaísa Forti, Lucas R. de Freitas, Carolina Borges, Valderí de Castro Alcântara e Diego Gil.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário