sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A Era do Trabalho


Sempre estivemos habituados com o fato de uma carreira estável e promissora, um trabalho organizado com funções e cargos bem definidos, identificando assim uma estrutura hierarquizada e inflexível, mas como se encontra o perfil das empresas e dos trabalhadores diante as mudanças e novas tendências do mercado de trabalho?
Através da globalização percebemos a interrelação entre mercados, fazendo com que os mais diversos processos fossem conhecidos e realizados em todas as partes do globo, construindo assim uma miscigenação de culturas e processos, e firmando a cultura do lucro.
E o que um dia foi chamado de a Era do Emprego, onde existia a estabilidade e oportunidade de carreira, da lugar a chamada Era do Trabalho onde reina a flexibilização de processos, terceirização, fazendo com que os trabalhadores deixem de ter emprego para viver em busca de trabalho, vigorando a ideia de empregabilidade, que tem como ideia principal a de manter-se no mercado de trabalho, ou seja, evitar o desemprego.
E assim o trabalhador teve que adaptar-se ao novo paradigma produtivo e tecnológico, buscando crescimento profissional para assim acompanhar as mudanças e evitar a sombra do desemprego.

Referências:
http://www.angelfire.com/sk/holgonsi/index.gtrabalho.html
http://www.roraimaemfoco.com/colunistas/opinimainmenu-50/14470-artigo-nova-era-no-mundo-do-trabalho-ruy-martins-altenfelder-silva.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações