É importante que cada profissional tenha em suas mãos a condução de sua própria carreira, por isso cabe somente às empresas a busca por aperfeiçoamento e especialização de seus funcionários. Cada pessoa teve ter mente onde quer chegar e como pretende chegar até este ponto. Este planejamento se torna cada vez mais importante a medida que auxilia a reflexão de quais as competências de cada indivíduo devem ser desenvolvidas de acordo com a sinalização do mercado e a aplicabilidade desses competências.
É preciso criar e manter a empregabilidade. Todo o esforço despendido para a obtenção de novos conhecimentos somente terá validade quando estes puderem efetivamente ser utilizados nas atividades desenvolvidas pelo indivíduo.
Sendo assim, o planejamento e a gestão de carreira torna-se cada vez mais importante e essencial na condução da trajetória profissional de cada indivíduo, pois incentiva este a fazer uma revisão de quais os pontos fortes e fracos que podem levar ao êxito de sua profissão, e se os caminhos que este indivíduo esta utilizando realmente o levam aonde quer chegar.
Definições de Plano de carreira:
Greenhaus (1999): “processo pelo qual indivíduos desenvolvem, implementam e monitoram metas e estratégias de carreira”.
Martins (2001): “Para isso seria necessário o indivíduo seguir algumas premissas básicas como – coletar informações sobre si mesmo e sobre o mundo do trabalho; traçar um perfil detalhado de suas características de personalidade, interesses e aptidões, bem como das possibilidades de atuação no mercado de trabalho e ocupações alternativas; estabelecer metas realistas, baseadas nessas informações; e programar uma estratégia para o alcance das metas.”
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