Este blog tem por objetivo apresentar discussões recentes sobre as temáticas autogestão, Economia Solidária, Desenvolvimento Sustentável e áreas correlatas. É um trabalho orientado pela professora Fernanda Machado Freitas e administrado por alunos da disciplina Autogestão e Desenvolvimento do curso de Administração da Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba. Administradores do Blog: Thaísa Forti, Lucas R. de Freitas, Carolina Borges, Valderí de Castro Alcântara e Diego Gil.
sábado, 23 de outubro de 2010
Desenvolvimento
Dicionário (SILVEIRA BUENO): ampliação; progresso; crescimento; expansão; propagação.
Wikipédia: é um processo dinâmico de melhoria, que implica uma mudança, uma evolução, crescimento e avanço.
(VASCONCELLOS e GARCIA, 1998, p. 205): o desenvolvimento, em qualquer concepção, deve resultar do crescimento econômico acompanhado de melhoria na qualidade de vida, ou seja, deve incluir as alterações da composição do produto e a alocação de recursos pelos diferentes setores da economia, de forma a melhorar os indicadores de bem-estar econômico e social (pobreza, desemprego, desigualdade, condições de saúde, alimentação, educação e moradia).
(SCATOLIN, 1989, p.24): apesar das divergências existentes entre as concepções de desenvolvimento, elas não são excludentes. Na verdade, em alguns pontos, elas se completam.
Revista FAE, autor Gilson Batista de Oliveira, parte da discussão sobre o conceito de desenvolvimento: o desenvolvimento deve ser encarado como um processo complexo de mudanças e transformações de ordem econômica, política e, principalmente, humana e social. Desenvolvimento nada mais é que o crescimento – incrementos positivos no produto e na renda – transformado para satisfazer as mais diversificadas necessidades do ser humano, tais como: saúde, educação, habitação, transporte, alimentação, lazer, dentre outras.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário