Este blog tem por objetivo apresentar discussões recentes sobre as temáticas autogestão, Economia Solidária, Desenvolvimento Sustentável e áreas correlatas. É um trabalho orientado pela professora Fernanda Machado Freitas e administrado por alunos da disciplina Autogestão e Desenvolvimento do curso de Administração da Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba. Administradores do Blog: Thaísa Forti, Lucas R. de Freitas, Carolina Borges, Valderí de Castro Alcântara e Diego Gil.
sábado, 23 de outubro de 2010
Tecnologia Social
O que é tecnologia?
“É um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento(... )” (http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologia), mas para que exista tecnologia é necessário alto investimento, e por isso muitas vezes a falta de dinheiro pode acarretar a exclusão de empresas, organizações e até regiões que não dispõe de tantos recursos para que possa ter tecnologia deixando de ser competitiva e muitas vezes de participar efetivamente no mercado.
Tecnologia para todos!
E nesse contexto surge a TECNOLOGIA SOCIAL, a qual envolve processos, produtos, métodos que solucionarão alguns tipos de problemas sociais de forma simplificada, com baixo custo e de fácil aplicabilidade, resultando em um impacto social comprovado, ou seja, pode ser considerada uma tecnologia alternativa as convencionais voltada para populações sem grandes condições.
Alguns exemplos de tecnologia social:
-Banco de Palmas;
-Produtos Ecossociais;
-Aproveitamento total do coco babaçu;
-cisterna de placas;
OBS.: Texto baseado na palestra de Tecnologia Social feita por: Andreia Silva, Conceição Jacqueline e Tássia.
Foto: cisterna de placas retirada do site:http://eja.sb2.construnet.com.br/cadernosdeeja/tecnologiaetrabalho/tt_txt17.php?acao3_cod0=3aa5b42bc1746f01e902c923f64f5613
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário