quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Desenvolvimento Regional

Segundo a Agência de Desenvolvimento Regional de Setúbal, o desenvolvimento regional deve ser entendido como uma especificação do conceito de desenvolvimento, fazendo, por um lado, realçar o resultado das políticas de desenvolvimento global e, por outro, informar o planejamento da necessidade em considerar nos seus objetivos uma forma mais adequada para um racional equilíbrio na utilização e dinamização de um território.


Desta forma, o desenvolvimento regional não é o resultado de uma construção teórica ou acadêmica do conceito de desenvolvimento, mas sim uma necessidade real, uma forma de gerir mais eficazmente os fatores de desenvolvimento, tanto na otimização dos recursos como na garantia de uma maior participação dos diferentes atores. Deve, ainda, procurar soluções para os problemas criados pela dinâmica da economia global, especialmente no que respeita à atenuação dos, cada vez mais, evidentes desequilíbrios espaciais. Neste contexto é possível identificar os objetivos fundamentais do desenvolvimento regional, que se traduzem no seguinte: combate às assimetrias regionais; aproveitamento dos recursos e potencialidades endógenos das regiões; promoção do ordenamento do território; garantia da participação dos cidadãos na resolução dos problemas regionais.


A UNCRD diz que o desenvolvimento regional é o fornecimento de ajuda e assistência a outras regiões que são menos desenvolvidas economicamente. Desenvolvimento regional pode ser de natureza nacional ou internacional. As implicações e o alcance do desenvolvimento regional, portanto, pode variar de acordo com a definição de uma região, e como a região e seus limites são percebidos internamente e externamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações