Antes de definir Desenvolvimento Social devemos saber que este conceito é complexo, uma vez que se trata de uma definição que esta em constante construção pelo simples motivo de tratar de um tema dinâmico.
Como demonstra esta complexidade Lampreia:
“Tratar o tema do desenvolvimento social requer, antes de mais nada, enfrentar a questão das iniqüidades sociais de toda ordem – gênero, raça, renda, emprego, acesso universal a bens de consumo coletivo, dentre outros – que marcam nossa sociedade, sem restringi-las à dimensão única da pobreza”.
O Desenvolvimento social relaciona vários conceitos ordem social que são essenciais para o desenvolvimento econômico. Desenvolvimento Social pode ser entendido como sendo o grau de “evolução” que a sociedade possui em termos de equidade. Digamos em termos de nível de sobrevivência, tais como condições de saúde, acesso a educação e outros.
“O desenvolvimento social se dá, em primeiro lugar, pela valorização das pessoas que formam essa, pelo respeito às suas práticas culturais e pelo acesso ao conhecimento. A oportunidade do saber e do fazer cultural devem ser garantidas a todos os cidadãos, independente de classe social ou localização geográfica. Sem esses valores básicos assegurados, de nada vale o discurso da economia como fator de desenvolvimento de uma nação”. Brant
Dizemos que um país é socialmente desenvolvido quando a sua população tem um ótimo nível de qualidade de vida.
Para que aja desenvolvimento econômico e necessário que o Desenvolvimento Social aconteça. Como diz Kliksberg o desenvolvimento social parece, na experiência concreta, um processo vital para que possa existir um desenvolvimento econômico sustentado.
“Os investimentos em capital humano e capital social e melhoria da eqüidade, além de fins em si mesmos a partir da perspectiva de sociedades democráticas, são necessárias para que o crescimento econômico possa ter bases firmes”. (Kliksberg, 1998)
Referências:
BRANT, Leonardo. Faces da Cultura: Desenvolvimento Social e Investimento Cultural Privado. Disponível em: http://www.fundata.org.br/Artigos%20-%20Cefeis/15%20-%20FACES%20DA%20CULTURA.pdf. Acessado em: 16 de outubro de 2010.
LAMPREIA, Luiz Felipe. Relatório brasileiro sobre desenvolvimento social. Estudos Avançados. vol.9 no.24 São Paulo May/Aug. 1995
KLIKSBERG, Bernardo. Repensando O Estado Para O Desenvolvimento Social: Superando Dogmas E Convencionalismos. Questões da Nossa Época. Volume 64. são Paulo, 1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário